005 // Proposta para bar temporário da AEFAUP, para a Queima das Fitas de 2017.
Realizada em parceria com Marta Morais Miranda.
Concurso promovido pela AEFAUP, proposta não vencedora.
fonte: NFACTOS/PEDRO GRANADEIRO/ARQUIVO PÚBLICO
Título: Bar AEFAUP
Localização: Queimódromo do Porto
Projecto: 2017
Obra: -
Arquitectura: Bernardo Neves Faria e Marta Morais Miranda
Fases de trabalho: Projecto de Execução [CONCLUÍDO]
Orçamento: 500€
. memória descritiva
Ao contrário da norma, este edifício, ainda que temporário, é desenvolvido para viver à noite. E foi com essa premissa que começamos a debater o projecto.
Ficou claro que, para nós, a luz é o elemento mais importante da barraca. Não só por viver à noite mas porque pretendíamos que esta se destacasse das demais e conseguisse servir de marco no espaço do queimódromo.
À medida que a conversa se desenvolvia, a ideia ganhava forma e certos problemas começavam a ser resolvidos: embasamento, elemento transparente, impermeabilização.
Optámos então por dois materiais. O OSB: assumidamente opaco, com textura e capaz de resistir a um des-gaste maior, para a base; e tecido: transparente, leve e dinâmico, para o topo.
A impermeabilização é garantida recorrendo ao uso de uma tela PVC que envolve toda a estrutura existente, deixando apenas espaço para as três aberturas do volume.
A iluminação, a chave do projecto para nós, fica a cargo de tubulares LED encostados à estrutura existente, de maneira a iluminar de uma maneira uniforme este cubo de luz, revestido por tecido branco.
Com a junção destes materiais conseguimos que a nossa proposta seja não só interessante do ponto de vista visual quando estamos próximos dela, mas também sirva de elemento marcante na paisagem do queimódromo.